TROCO

Promovendo a TROca do COnhecimento

TROCO na mídia

Posted by rfbuzon em 13 agosto, 2008

Aproveitando nossa aproximação com a mídia jornalística, resolvemos divulgar nossas ações no O JORNAL…

Logo apareceremos mais… ajudem-nos… : )

Aceessem ou comprem o jornal: http://www.ojornalbebedouro.com.br/index.php?mod=article&cat=BEBEDOURO&article=2860

VAI TER TROCO!!!

Anúncios

2 Respostas to “TROCO na mídia”

  1. Brasil, um país democrático?
    Vivemos em um país democrático.
    Pergunto quantas vezes, ultimamente, o leitor ouviu ou leu a afirmação acima. Ela vem sendo dita e repetida à exaustão, por políticos, mídia, e pelo brasileiro médio, especialmente em época de eleições.
    Porém, também vem sendo utilizada para explicar diversas situações ou direitos das pessoas e cidadãos. Volto a escrever a frase, mas agora em forma de indagação: Vivemos em um país democrático?
    Acredito que todos estejam usando o termo de forma equivocada, especialmente no caso do nosso país. As pessoas, propositalmente em alguns casos, confundem democracia com direito a voto e liberdade de expressão. O que temos no Brasil é, sem dúvida, uma democracia eleitoral, e não a Democracia Plena a qual se referem a grande mídia e os políticos, especialmente os eleitos.
    Para entendermos melhor, vamos analisar o conceito do termo. Antigamente, na Cidade Estado grega Atenas, democracia era a palavra que designava a igualdade entre os cidadãos. Porém, devemos lembrar que eram considerados cidadãos apenas os homens, acima de 18 anos, nascidos em território ateniense. Os diversos estrangeiros, escravos e mulheres que ali habitavam nem sequer eram considerados cidadãos. Hoje em dia, democracia também deve ser usada com o mesmo sentido, o de igualdade de condições de vida, de oportunidades, de direitos.Direito de igualdade este, inclusive, descrito na Constituição Federal de 1988.
    Analisando então, o conceito contemporâneo de Democracia, com a situação atual do Brasil, podemos afirmar que hoje não há democracia. A não ser que seja usado o significado da Grécia Antiga, onde poucos desfrutavam desta condição democrática.
    Sendo assim, só posso acreditar que as pessoas estão confundindo, ou sendo confundidos, levados a crer, que possuir o direito de votar é o mesmo que viver em democracia plena. Definitivamente não é! Devemos perceber que, o voto não garante democracia, como somos incentivados a acreditar pelas palavras dos políticos poderosos e dos grandes jornais e telejornais.
    Um exemplo disto é a condição em que vive o povo brasileiro, onde a grande maioria é excluída da igualdade em receber uma boa educação, saúde de qualidade, moradia, direito de ir e vir (sim caro leitor, muito não possuem condições de pagar os democráticos pedágios nas rodovias), entre muitos outros casos.
    O Brasil, infelizmente, ainda vem sendo governado pelos velhos oligarcas, que pretensamente foram tirados do poder pelo golpista e ditador Getúlio Vargas. Para comprovar esta constatação, analise o recém eleito Presidente do Senado, José Sarney. Este personagem está na política brasileira há décadas, foi inclusive presidente da República na transição da ditadura para a “democracia”, comanda redes de mídias no Maranhão, e usa de sua influência para manipular e coagir pessoas a votar em sua pessoa, sua filha e aliados. Nada diferente do que ocorria na chamada República Velha, do voto de cabresto. Façamos uma pesquisa no currículo de nossos parlamentares, e chegaremos à conclusão de que muitos não passam de velhos coronéis, que se adaptaram a um novo tempo, mas ainda utilizam de subterfúgios ilegais para angariar votos, graças a situação social precária de nosso país.
    O próprio Estado Unidos, tido pela maioria (mais uma opinião induzida) como o modelo de democracia, não passa de uma farsa, já que o processo eleitoral é menos confiável que o brasileiro, onde os governos apoiaram e sustentaram golpes ditatoriais pelo mundo, inclusive no Brasil, e faz uso do terror e poderio bélico para obter dominação, questionar e não respeitar outros modelos de democracia eleitoral.
    Por isso, finalizo, afirmando que, a não ser que usemos o conceito de democracia grego, em que a democracia era na verdade uma forma que excluía ao invés de incluir, o Brasil não é um país democrático. E podemos ir mais longe, não há democracia no mundo!

    essa é para vocês Refletirem ok abraços da uma entrada no meu blog jorgeecardoso.blogspot.com

  2. Tiago Casemiro Ferreira said

    Boa noite, Pessoal
    Parabéns pela iniciativa desse projeto sensacional de trocar conhecimento com as pessoas…muito bacana esses posts de vocês, continuem assim que no final da TROCO.
    Abraço,
    Tiago Casemiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: