TROCO

Promovendo a TROca do COnhecimento

Uma Arte:A Administração

Posted by carlosebx em 1 dezembro, 2008

Por Diego Julião

Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (18561915), que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando-se aumentar a eficiência da empresa aumentando-se a eficiência ao nivel operacional.(retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo).Taylor é considerado o Pai da Administração, porém temos, Ford que trabalhou uma idéia diferente da do Taylor que focava a eficiência no nivel operacional (chão de loja/fábrica), já Ford via o lado organizacional, utilizou o padrão de taylor para simplificar como relata o texto abaixo retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/FordismoIdealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford (18631947), fundador da Ford Motor Company, o Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época..Devido a estes dois grandes iniciadores da idéia, convido vocês a entender e ver como é a Ciência…Administração.

  • Administração é o ato de trabalhar com e através de

  • pessoas para realizar os objetivos tanto da organização

  • quanto de seus membros.

  • Administração é administrar a ação através das

  • pessoas com objetivo bem definido

  • Administração é o processo de planejar, organizar,

  • dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

  • A administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

Sendo assim:

O sucesso de um administrador na vida profissional não está

inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu

brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o

que aprendeu nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém

estão condicionados a características de personalidade, ao modo

pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da

Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas

depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do

administrador, ou seja, de suas habilidades.

Hoje a Administração não está somente voltada para o âmbito Profissional, ela tem uma participação fundamental no âmbito pessoal, pois, é visível que em todos os momentos da sua vida você necessita de exercer algumas das funções de um administrador, como reunir, delegar, agir, executar, ordenar, planejar, controlar, comprar, vender, compreender etc. Devido a este e outros fatores que muito se questionam nos papos informais a necessidade de que em um futuro próximo a Administração não será mais um curso de nível superior e sim de ensino médio.

Àpartir deste ponto de vista levanto um questionamento:

O Brasil (Estado),teria condições de realizar este tipo de inclusão na grade escolar dos adolescentes de escolas públicas?

Vou me limitar até este questionamento, pois, a Administração possui um campo muito amplo a ser discutido, vamos começar assim e no decorrer dos comentários pretendemos ampliar o nosso ponto de vista. Para finalizar este primeiro artigo sobre a Administração por que não dar-mos uma reavaliada na administração dos prefeitos das nossas cidades neste último mandato? O prefeito da sua cidade foi um bom Administrador nestes últimos quatro anos? O prefeito que irá assumir tem um perfil administrativo/empreendedor?

Anúncios

Uma resposta to “Uma Arte:A Administração”

  1. Primeiro agradecer o espaço da discussão, em segundo elogiar o blog de vocês, tenho certeza que ajuda as pessoas a discutir idéias novas, dessa forma podem agregar novos valores e conhecimentos. Vamos lá, sem discordar com a idéia central do seu artigo, primeiro gostaria de comentar uma coisa, ultimamente os políticos são julgados por suas administrações, alegando que “todos” deveriam ser incumbidos de se transformarem em empreendedores, acho que o ponto chave desse tema é entender que (Estado) não é empresa, se analisarmos desse lado voltaríamos ao antigo modelo (capitalista de estado) da antiga URSS, que ate hoje é confundido como “Comunismo” que de fato nunca foi. O papel do estado em nada se compara ao papel de uma empresa, hoje é muito comum as pessoas votarem e acreditarem em políticos administradores como salvadores, entretanto não é bem assim, O estado não pode nem deve ser comparado como uma empresa que visa lucros, e comete Mais Valia (é o nome dado por Karl Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista) dessa forma, não podemos aceitar um estado que explora atraves de modelos operacionais, seja ele Toyotismo, Fordismo etc… o papel do estado com a sociedade é distinto do papel de um empresa privada, os atuais politicos administrados nada tem de formção politica. Desse forma podemos analisar como grande problemas, por outro lado politicos administardores, usam o Estado como uma empresa, onde os grandes beneficiados são os membros do modelo( Elite capitalista donos dos meios de produção) cabendo apenas para a grande maioria a venda de sua força de trabalho, e alem disso o pagamento de impostos, um modelo de dupla exploração não concorda?.Podemos citar o caso de nossa cidade, onde o atual prefeito não tem formação politica alguma, fazer parte de um partido politico não te deixa apto a comprender politica de fato, mesmo assim, o povo sem formação politica, deu seu voto de confiança acreditando não em um politico mais sim em um administrador público.
    Abraços a todos parabéns pelo blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: